sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dragões famosos...

Olá!
Foi com grande satisfação que bolei essa postagem junto com a Layane Ventura, nossa escritora.

Para quem não sabe, sou a administradora da página do Facebook “Histórias de Atréfora” ~DragonSpirit~, aquela com mais liberdade de postagens, já que sou praticamente a única que ainda não leu a história (já estou providenciando para mudar isso...).

Bem, meu nome é Talita Regis, bacharel em Ciência e Tecnologia, às raias de me tornar engenheira civil! Só falta a colação agora! #ChampionStyle!
Moro em Teófilo Otoni, junto com a Layane e a Camila Cordeiro, e posso ser encontrada na blogosfera com meu humilde espaço “Pra não dizer que não falei...” (aqui), em que falo sobre tudo que me interessa, sobretudo livros e Fórmula-1.

A intenção inicial desse post era fazer um “top 10” de dragões famosos em filmes, livros, seriados, animes, desenhos... mas como nos lembramos de mais do que somente 10, creio que seja melhor listar todos e pedir que vocês, queridos leitores desse blog, nos sugiram outros que possam ter passado despercebido...
Assim, vamos prestigiar essas criaturas míticas que estão sempre presentes no imaginário das pessoas e que são a verdadeira expressão da força, graça e poder...

Vamos começar!

1)      Shenlong (Dragon Ball Z): Num anime que marcou a infância de muita gente, um dos dragões mais emblemáticos de todos: Shenlog, o deus dragão que podia ser invocado quando se reuniam as sete esferas do dragão na Terra. Com a capacidade de atender a desejos que não superem o poder daquele que o criou – Kami Sama – e que não podem se repetir, o dragão foi responsável por manter vivos muitos personagens em DBZ (Kuririn agradece... XD). Após realizar o desejo daquele que reuniu as esferas, estas se transformam em pedra por um ano e permitem o descanso do dragão.
Shenlong e as esferas do dragão
Fonte: wallpho.com
2)      Mushu (Filme Mulan): Um dragão vermelho pequeno que já foi guardião da família Fa, mas que foi rebaixado para o posto de queimador de incenso e despertador por ter falhado em sua missão de proteger Fa Deng, um guerreiro da família. Apesar de planejar tornar a moça, FaMulan, um “herói de guerra” unicamente para se restaurar entre os outros espíritos protetores, Mushu acaba por nos cativar com seu humor divertido.“Mulan” é um filme de animação norte americana, de 1998, da Walt Disney Pictures, e é baseado na história de  HuaMulan.
Mulan e Mushu treinam seus chutes
Fonte: www.comicvine.com
3)      Dragão de São Jorge (Sítio do Pica Pau Amarelo): No livro “Viagem ao Céu e no Reino das Águas Claras”, de 1932, de Monteiro Lobato, a turminha do Sítio faz tanta bagunça que acabam por despertar o dragão que mora na lua! E só São Jorge mesmo para salvar esse pessoal! Esse dragão entrou nessa lista porque é um exemplo de como essas criaturas estão presentes em todas as culturas do mundo, sendo que a brasileira, sempre tão rica, não poderia ficar de fora!
O pessoal do Sítio encontra o Dragão na lua
Fonte: fabulasdelobato.blogspot.com
4)      Shiryu de Dragão (Saint Seiya- Cavaleiros do Zodíaco): Série japonesa de mangá, escrita de 1986 até 1991 por MasamiKumarada, teve adaptação para anime pela Toei Animation de 1986 até 1989, é outro clássico das antigas, responsável pelo mega sucesso que as animações japonesas tiveram no Brasil. Mas onde estão os dragões em Saint Seiya? Na armadura de Shiryu de Dragão, claro! O cavaleiro de bronze do século XX, incumbido de proteger a deusa Atena, treinou com o mestre ancião (Dohko de lIbra) nos Cinco Picos Antigos de Rozan. O próprio nome do personagem significa “Dragão Roxo” ou “Dragão Púrpura”, e seu golpe mais conhecido é o poderoso “Cólera do Dragãããão”...
Shiryu de Dragão
Fonte: knightszodiac.blogspot.com

5)      Simi (Acheron): Personagem do livro Acheron é, na verdade um demônio Caronte. Órfã aos três mil anos, a pequena (sim, porque para os padrões humanos ela teria três anos de idade) se tornou responsabilidade do deus atlante, e é conhecida como a filha dele. Ela entrou nessa lista porque, na maior parte do tempo, ela reside no corpo do próprio Ash, na forma de uma tatuagem de dragão multicolorida e que muda de lugar o tempo todo. Na atualidade, Simi tem quatorze mil anos (14 anos humanos), adora molho barbecue e tem sérias discussões com seu “Akri” (mestre, em caronte) sobre poder ou não comer humanos. Como protetora de Acheron, Simi é uma guerreira e tanto, mas só deixa o corpo de seu mestre quando é invocada na batalha ou quando ele está prestes a morrer. Adoro a personagem! Ela é muito engraçada e cativa a todos que se aventuram na leitura da história do deus que é “o destino final de todas as coisas”.
AcheronParthenopaeus – Simi em sua forma de tatuagem de Dragão
Fonte: raftul-cartilor-vampiresti.blogspot.com

TravisFimmel (o queridinho para o “papel” de Ash)
e Simi como tatuagem de dragão
Fonte:raftul-cartilor-vampiresti.blogspot.com
Simi em sua forma de Demônio
Fonte: harpyqueen.deviantart.com

6)   Metoro Chinês, Focinho Curto Sueco, Rabo Córneo Húngaro, Verde Galês, Dragão do Gringotes e Norberto (a) (Harry Potter): A história mais fantástica de todos os tempos (#PotterheadFeelings!) não poderia deixar de ilustrar esse post! As aparições se iniciaram no primeiro livro/filme, quando Norberto (a) nasceu para deixar sua “mamãe” Hagrid feliz... e retornaram com tudo no quarto livro/filme. Onde nada menos do que quatro deles serviram de adversários para os campeões do Torneio Tribruxo. No último livro e no penúltimo filme, um dragão serviu de “carona” para o trio de ouro quando eles precisaram deixar o Gringotes, o banco dos bruxos, onde fizeram o impossível: arrombaram um dos cofres.

Norberto acaba de nascer
Fonte: mylifeharrypotter.blogspot.com

Dragões do Torneio Tribruxo
Fonte: www.pipocacombo.com

A fuga de Gringotes, de carona com um dragão
Fonte: arcosmascarasedragoes.blospot.com

7)      Dragão (Shrek): Responsável por vigiar a princesa Fiona no castelo, “Dragão” é uma fêmea que se apaixona loucamente pelo Burro logo na primeira vez em que o vê, junto com o ogro que tenta resgatar sua prisioneira. A contribuição dela ajuda ao casal de ogros mais amados de nossos tempos a se tornar uma realidade, e ela própria acaba encontrando romance em sua existência dragonácea.

Dragão e Burro, um dos casais mais inusitados de todos os tempos
Fonte: novaslistas.com.br
8)      Tiamat (Caverna do Dragão): A série dos anos 80 é um dos grandes enigmas da animação... uns dizem que eles morreram e o final seria chocante demais para as crianças da época, outros dizem que os mocinhos são vilões e vice versa... Enfim! Caverna do Dragão é um clássico! Não há quem não tenha assistido. Tiamat é uma deusa dragão (sim, é uma mulher! A dublagem brasileira de décadas atrás... #EpicFail...) cujo poder é superior ao do Vingador, que vive aterrorizado por ela. Com cinco cabeças, e com uma habilidade para cada uma, o dragão é um inimigo e tanto para as crianças perdidas que só queriam se divertir na montanha russa... A cabeça branca lança raios congelantes, a cabeça verde lança nuvens de gás venenoso, a cabeça central (vermelha e a única que fala) lança fogo, a cabeça azul lança raios e a cabeça preta lança ácido! É um dragãozinho adorável, não? Vivendo no Cemitério de Dragões, e com a habilidade de se teletransportar para onde quiser e lançar magias, era só mais uma das preocupações dos protagonistas... ou seriam cinco?

Tiamat
Fonte: atl.clicrbs.com.br

9)      Banguela (Como treinar seu Dragão):Vamos nos limitar aqui, afinal é uma série de livros/filmes que só fala sobre dragões! Assim, vamos nos ater ao principal deles: Banguela! O pequeno dragão preto da animação da Dream WorkStudios é o amigo de Soluço, um pequeno Viking, o que por si só já contraria a tradição de seu povo, em que a rivalidade entre as duas espécies é um modo de vida. Pertencente à raça “Fúrias da Noite”, após capturado por Soluço, Banguela precisa se adaptar a essa relação de amizade que pode colocar as regras da tribo de cabeça para baixo, já que o menino tenta convencer a todos que matar dragões não é o melhor caminho. A série de livros já conta com 12 volumes, e dois filmes até o momento, e tem tudo para continuar, já que a recepção foi muito boa.

Banguela e Soluço
Fonte: cineinblog.atarde.uol.com.br
10)  Smaug (O Hobbit): “Smaug, o Dourado” é um dragão criado por J. R. R. Tolkien na obra O Hobbit (1937), onde ele é o antagonista da história. Esse dragão viveu nas masmorras da Montanha Solitária, na Terra Média, depois de expulsar os anões para se apropriar de suas riquezas. Gandalf, o Cinzento, preocupado com o retorno de Sauron à Terra-média, vê no pedido de Thorin, Escudo de Carvalho, que busca recuperar sua herança, a chance de impedir qualquer que seja o possível papel do dragão nos planos de conquista do inimigo. Uma comitiva é formada (#SociedadeFeelings...) com o mago, o anão e o hobbit, Bilbo Bolseiro,que parte numa busca de Erebor, que fará com que os anões recuperem os tesouros que lhes pertencem, enquanto libertam o norte de Rhovanion da influência do dragão. Comparado com os dragões da mitologia nórdica, Smaug pode ser interpretado com uma figura da avareza.

Smaug e seu ouro roubado... mau dragão, muito mau!
Fonte: angela-t.deviantart.com
11)      Shendu (Jackie ChanAdventures): Vilão primário do desenho que acordou muita gente no sábado, o demônio do fogo com forma de dragão apareceu pela primeira vez em forma de estátua, exigindo os doze talismãs do zodíaco chinês para se libertar outra vez. Foi o imperador da China, mas teve seu poder fragmentado nos supracitados talismãs, o que o fez desejar vingança. Aparece no desenho ao lado da “Mão Negra”, uma associação de criminosos liderada por Valmont, a quem Shendu prometeu um tesouro pela aquisição dos talismãs. Na segunda temporada do desenho ele retorna possuindo o corpo de Valmont, e ao lado dos demais membros da Mão Negra, busca libertar os seus irmãos demônios no mundo.

Shendu botando pra quebrar
Fonte: es.lasaventurasdejackiechan.wikia.com
12)      Saphira (Eragon): Ainda quando era um ovo foi capturada por Galbatorix, o rei de Alagaësia, sendo ao fim resgatada por Jeod e Brom. O ovo foi protegido por 70 anos por uma elfa, mas esta foi atacada por um Espectro e seus soldados Urgals, e se livrou do ovo, deixando-o ao alcance de Eragon, que o tomou acreditando tratar-se de uma pedra. Quando o ovo chocou, ele a criou até a fuga que sucedeu a descoberta dela entre os habitantes de Espinha. Em Garrow, onde se estabeleceram, treinaram magia e luta, criando amizades que os permitiria confrontar Galbatorix.

O treinamento de Saphira
Fonte: www.gopixpic.com
13)      Drogon, Rhaegal e Viserion (Game ofthrones): Criados por Daenerys, princesa exilada, filha do Rei Aerys II Targaryen, chamada de “Mãe dos Dragões” por ter conseguido restabelecer a espécie ao fazer três ovos chocarem. O maior desejo dela é ser rainha, tomando o que é dela por direito, e ela cria os dragões como bichos de estimação ao mesmo tempo em que os mantém como arma contra seus inimigos. O preferido dela é Drogon, o dragão vermelho e preto, que lhe lembra do ex-marido morto, sendo o mais forte dos três dragões criados.

Os “três bebês” da “mãe dos dragões”
Fonte: www.hojeemdia.com.br
14)      Falcor (A História sem Fim): Livro, filme, desenho, série... um exemplo de como uma história, quando é boa, consegue ser muito aproveitada pela mídia. Trata-se de um dragão de corpo alongado, com asas e patas atrofiadas, com escamas brancas e cabelos cobrindo seu corpo, que gosta muito de crianças. Sua cabeça e seu rosto são muito semelhantes ao de um cachorro, especialmente por causa de suas longas orelhas. Falcor, Dragão da Sorte, é capaz unicamente de lançar um fogo azulado, sendo sua sorte mesmo seu grande diferencial. Também pode voar, mesmo com asas atrofiadas, podendo inclusive dormir enquanto voa. Ele ajuda Bastian a impedir que a terra mágica de Fantasia seja destruída pelas forças do Nada, que estão ameaçando o vasto império da Imperatriz Criança.

Falcor e Bastian, no filme de 1984
Fonte: cinema.uol.com.br
15)      Draco (Coração de Dragão): O filme de 1996, da Universal Pictures teve como diferencial a presença de Draco, o primeiro personagem inteiramente computadorizado. Tudo isso para contar a história de Einon, um jovem príncipe que foi gravemente ferido durante o combate que matou seu pai, um rei tirano. A salvação vem na forma de um dragão, que o salva ao compartilhar metade de seu coração com ele, desde que ele se mantenha bom e justo. No entanto, Einon se torna um rei mais perverso que o pai, e Bowen, um cavaleiro que acompanhou o salvamento do príncipe e o treinou, acredita que foi o coração do dragão que modificou o jovem. Assim, decide eliminar todos os dragões, mas quando falta apenas um para ser morto, o cavaleiro passa a ter uma visão real dos fatos, e a morte do dragão traz a morte do príncipe também.

Coração de Dragão
Fonte: www.naoconcreto.com.br
16)      Haku (A Viagem de Chihiro): Chihiro, uma garotinha de dez anos que está muito chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás, carrega nas mãos um buquê de flores, o último presente que ganhou antes de ir embora. Numa tomada de curiosidade, a menina e seus familiares acabam num lugar estranho, onde conhecem Haku, um dragão do rio, mas que se apresenta na forma de um misterioso jovem que pede a ela para sair dali antes do anoitecer. Ela corre para encontrar seus pais, mas, quando chega perto deles, vê que os dois se transformam em porcos, e fica apavorada. Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e deuses, onde só pode contar com Haku para ajudá-la, ensinando o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba que revela que todos os humanos que entram em seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados. Aqueles que não têm o triste destino precisam provar seu valor no trabalho, ou são condenados à morte. Sem alternativa, a menina faz um trato com Yubaba para trabalhar na casa de banhos, renunciando à sua humanidade e mudando de nome, que passa a ser Sen. Enquanto trabalha, Chihiro terá que descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre.

Chihiro e Haku
Fonte: jworldfashion.blogspot.com
17)      Dämonfeuer (Grimm): Criaturas semelhantes a dragões que tem a capacidade para vaporizar a sua própria gordura, ao qual ele pode tossir, expelindo uma nuvem de partículas altamente inflamáveis, o que aparenta que está respirando fogo. Em seus refúgios, eles gostam de acumular objetos de cobre. Os dämonfeuer têm um grande sentido de honra e vivem buscando oponentes dignos para uma batalha, para o que sequestram, frenquentemente, seus entes queridos para obrigá-los a pelejar. Estas criaturas foram vistas, a primeira vez, no episódio "Serpente Adornada" da primeira temporada.

As criaturas de Grimm são... peculiares...
Fonte: forums.eune.leagueoflegends.com
18)      Monstros de Duelo – Dragões (Yu-Gi-Oh): Criado por Kazuki Takahashi, a série de mangá foi publicada de 1996 até 2004, conta a história e YugiMuto, um menino aficionado em jogos e que remonta o Enigma do Milênio, despertando um espírito de um jogador inigualável: Yami, um faraó do Antigo Egito. A história deu origem a duas adaptações, muitos jogos e animes spin- offs, e por aqui virou febre entre aqueles que assistiram ao anime na tv aberta. Nos jogos travados, os monstros de duelo representam os mais diversos seres fantásticos e são incontáveis dragões listados. Assim, vamos dar o destaque para aqueles mais famosos: o Dragão Branco de Olhos Azuis, do atributo luz e que é um dos monstros de duelo mais fortes, e o Dragão Negro de Olhos Vermelhos, também muito poderoso e ligado às trevas. Quem aí não sabe que SetoKaiba vai sempre apostar no branquinho??? E que Joey Wheeler (melhor amigo de Yugi) vai revidar com o negro? Por isso esses dragões são os de maior destaque no anime.

A carta favorita do Kaiba...
Fonte: guiadeyugiohegx.blogspot.com
...E a resposta usual de Joey
Fonte: pt.yugioh.wikia.com
19)      Dragões (Supernatural): Um dos episódios mais engraçados de Supernatural trouxe consigo o sumiço de várias virgens e de peças de ouro... Agora, parafraseando o Dean: “Quem iria querer uma virgem?”... Bem, dragões, nas histórias mais clássicas são guardiões de donzelas e de tesouros... No entanto, para quem já viu de tudo, mas TUDO mesmo, os Winchesters parecem pouco inclinados a aceitar que sim, é melhor sacar uma espada lendária de uma pedra e ir atrás dos lendários monstros que estão sendo trazidos de volta a vida por Eve, a mãe de todos os monstros. No episódio, os dragões têm forma humana, mas preservam habilidades das criaturas, como o poder de gerar calor.

Mamãe monstra...
Fonte: blogna.tv
...E seu bebê monstrinho!
Fonte: www.fxp.co.il


     

      Escrito por Talita Regis dona do
blog “Pra não dizer que não falei...”;
ADM ~
DragonSpirit~ da página Histórias de Atréfora;
bacharel em Ciência e Tecnologia;
acaba de se formar em engenharia civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário