Cultura

A literatura e as artes de Atréfora são controladas pelo Imperador por meio do Departamento de Artes e Cultura, criado logo após sua ascensão ao poder.  A cultura dos atreforianos originais foi praticamente esquecida devido à extinção de sua raça, queima de livros e obras de artes por ordens do imperador, bem como pela destruição da maioria de seus monumentos arquitetônicos durante a primeira grande guerra atreforiana. 
A cultura dos nartrox, aquarianos, transluzes e anões continua viva apesar de ter muitos de seus rituais proibidos por lei e de Atréfora não ser o planeta de origem dessas raças. Atualmente existem poucos escritores, musicistas ou pintores no Planeta, já que a maioria destes é mandada para os campos de concentração.  
Um dos principais eventos que ocorrem em Atréfora se dá durante o aniversário da tomada ao poder do imperador Elber. A festa dura quatro dias e conta com várias performances teatrais, danças etc em homenagem ao imperador. A maioria dessas apresentações serve para exaltar a figura de Elber perante seus súditos em uma espécie de culto de personalidade. 

ARQUITETURA

A arquitetura gótica de Atréfora pode ser dividida em dois estilos principais: a utilizada nas estruturas dos palácios de Elber e templos dedicados aos deuses de cada raça e a utilizada nas casas comuns dos aldeões. 
Com suas construções “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura de Atréfora considera o vitral um importante elemento que cria uma atmosfera mística e sugere a sensação de purificação.

                

ESPORTES

Cada aldeia de Atrefóra possui um esporte tradicional para sua raça. Porém, podemos dizer que o mais popular é a luta Narx, preferida do Imperador. A luta Narx  foi inventada há mais de 1500 anos pelos nartrox, quando ainda habitavam seu planeta de origem. Ela consiste em uma luta com 4 participantes de mãos limpas (é proibido o uso de qualquer tipo de arma). Os participantes são divididos inicialmente em duplas. São sorteados, então, os dois primeiros  componentes para lutar, um de cada dupla. Os pares das duplas, que ficam de fora, somente participam dessa etapa da luta caso algum de seus colegas tenha quebrado algum osso ou morrido em batalha. Nesse caso, inicia-se uma luta de dois contra um ou outra batalha até a morte de um contra um. A luta Narx só termina quando restar apenas um dos participantes vivo. Assim pode ocorrer de os componentes de uma dupla, aliados no início do jogo,  lutarem entre si. Essas lutas ocorrem apenas uma vez por ano, sendo permitido apenas um total de 10 inscritos no torneio onde apenas 1 sai vivo, o campeão. Devido à grande popularidade desse esporte, durante o período de inscrição, é comum o assassinato de nartrox que conseguiram se inscrever no evento.
Os esportes mais populares nas demais aldeias são as competições de voo da Aldeia do Ar, os saltos aquáticos da Aldeia da Água e os arremessos de rochas na aldeia da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário